Existem três formas principais de aprendizado: a auditiva, a cinestésica e a visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção em qual dessas é a sua maneira de aprender, mas isso é muito importante.

Saber qual é o seu estilo de aprendizado predominante pode ajudá-lo a compreender como o seu cérebro funciona melhor para aprender e, principalmente, reter novas informações, além de evitar frustrações de ter de aprender por estilos que não são os certos para você.

Compreender um pouco melhor o seu cérebro irá ajudá-lo a gerenciar as melhores técnicas de estudo para aprimorar seu processo de aprendizado e poupando o seu precioso tempo.

Sempre digo que a melhor técnica de estudos é aquele desenvolvida na medida para você. Assim, não há uma técnica PERFEITA de aprendizagem, aquela ferramenta INFALÍVEL que servirá para todo mundo de forma irrestrita. Não acredite nisto.

Na maioria das vezes a melhor técnica de estudos é aquela desenvolvida por nós mesmos no esquema de “tentativa e erro” e sempre recomendo que o estudando, antes de condenar uma técnica, teste pelo menos em um curto período de tempo. Às vezes aquela técnica pode não funcionar 100% para você, mas da experiência você poderá retirar algo que sirva para implementar o seu estudo.

No entanto, antes de falar em técnicas, é importante que você conheça como o seu cérebro funciona. Quando falamos em estilo de aprendizagem, lembre-se que seu cérebro não funciona integralmente em um modelo, ele pode ser predominante em um estilo, em dois ou até funcionar de forma igual nos três estilos.

O importante é estar atento a como você pode implementar cada um deles.

ABAIXO DEIXO O LINK DE UM TESTE, PARA QUE VOCÊ VERIFIQUE QUAL SEU ESTILO PREDOMINANTE:

https://www.somostodosum.com.br/testes/pnl/exercicio1.asp

RECOMENDO QUE FAÇA O TESTE ANTES DE CONTINUAR…

1. AUDITIVO

No modelo auditivo, você retém informações com mais facilidade quando você os escuta e fala sobre eles. As aulas mais produtivas são aquelas que as informações chegam até você pelos ouvidos. Você pode potencializar o seu aprendizado gravando as aulas no seu celular, tablet ou laptop e as escutando novamente depois. (Sempre peça autorização ao seu professor para gravar as aulas.) Durante os estudos, ler as suas apostilas em voz alta também pode ser uma forma de ajudar a reter informação, inclusive com um fundo musical calmo e baixinho. Pode ser que você também goste de falar em voz alta com você mesmo ou com um colega sobre o que estiver estudando, ao invés de fazer suas leituras silenciosamente.

PONTOS FORTES: aprender repetindo em voz alta; definir conceitos com as próprias palavras em voz alta; explicar os conteúdos para si mesmo em voz alta; ouvir aulas; discutir os temas com uma outra pessoa.

PONTO FRACO: necessidade de verbalização; ambiente livre de ruído (música clássica ou instrumental ambiente pode ajudar)

2. CINESTÉSICO

No modelo cinestésico, você prefere abordagens mais práticas para aprender coisas novas e possivelmente se sai melhor quando verifica a aplicação prática dos conhecimentos.

Uma forma de ajudá-lo a driblar a inquietação e reter mais informações é anotar ou organizar as informações que você escuta em forma de desenhos ou de mapas mentais, resumos, esquemas gráficos, marcações, etc.

Outra coisa que ajuda bastante os estudantes cinestésicos é fazer intervalos regulares durante os estudos: caminhar por 15 minutos, praticar algumas posições de ioga, se alongar, etc. Assim você volta para as suas apostilas ou PDF com mais foco. Você também pode gostar de estudar enquanto fica de pé e caminha pela sua sala/quarto, em casa, ou então enquanto faz exercício em uma bicicleta ergométrica ou esteira (mas cuidado com a vista e a sua segurança!).

Não se martirize com sessões longas de estudo, não fique sentado por muito tempo e procure usar diferentes elementos práticos e com diferentes materiais enquanto estuda (exemplos: régua, canetas e lápis de cor, maquetes, blocos de nota, etc.)

PONTOS FORTES: confecção de um resumo, mapa mental, flash card pode ajudar a gravar os conteúdos mais difíceis; estudar andando ou fazendo gestos; utilizar um quadro branco pode ajudar; fazer pausas menores com mais frequência; focar em exercícios (ainda que seja para aprender temas novos)

PONTO FRACO: inquietude para estudar; necessidade de estar se movimentando ou de fazer pausas mais frequentes; tempo investido para fazer os resumos/mapa mental pode não valer a pena (pode utilizar esquemas já prontos).

3. VISUAL

No modelo visual, você se lembra melhor das coisas quando as anota a mão e aproveita melhor as aulas em que as informações são apresentadas visualmente.

Os estudantes visuais aprendem melhor quando organizam visualmente as informações, por exemplo, usando muitas cores canetas, lápis e marcadores para fazerem suas anotações, assim conseguem reconhecer as informações importantes. Além disso, podem preferir ambientes silenciosos e visualmente organizados para estudar (em que pese considero que o ambiente organizado é importante para qualquer estilo).

Quando for estudar em casa, releia as suas anotações e as transforme em novos materiais visuais de estudo, como tabelas, gráficos, imagens e mapas. Usar canetas de diferentes cores realmente ajuda a reter informações e priorizar as coisas que você quer se lembrar depois. Também use canetas marca texto enquanto lê suas apostilas e faça anotações sobre o que você está lendo. Mapas mentais prontos e flashcards podem funcionar.

PONTOS FORTES: marcação dos textos com canetas coloridas; utilização de diagramas ou mapas mentais podem ajudar na memorização; abusar das cores de forma organizada.

PONTO FRACO: ambiente sempre extremamente organizado; material sempre muito organizado (o que pode exigir muito tempo de preparação); perfeccionismo.

Bom, conhecendo um pouco mais como seu cérebro funciona, você pode testar algumas ferramentas novas e ver como elas funcionam no seu dia a dia de estudos.

BOM ESTUDOS!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s